Cidade

12/10/2017 05:03

Alta Floresta: Secretária de Assistência Social apresenta ações realizadas em 2017 para os vereadores

A Secretária Municipal de Assistência Social e Primeira Dama do Município de Alta Floresta, Luzmaia Quixabeira de Araújo, e a secretária-adjunta de Assistência Social, Sirlei Vaz da Silva Capeleti, apresentaram aos vereadores as ações realizadas em 2017. A reunião administrativa aconteceu na manhã de segunda-feira (09), na sala de reuniões do Poder Legislativo e contou com a presença dos vereadores Emerson Sais Machado – presidente da Casa de Leis, José Aparecido dos Santos, Luiz Carlos de Queiroz, Valdecir José dos Santos – líder do prefeito, Charles Miranda Medeiros, Mequiel Zacarias Ferreira e Demilson Nunes Siqueira.

            Na prestação de contas, entre as ações de proteção social básica, a secretária Luzmaia Quixabeira explicou que nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) foram atendidas 3.420 famílias nos atendimentos individuais e grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e no Cadastro Único (CADÚNICO). Também foram cadastrados 198 idosos no mutirão do Benefício da Proteção Continuada (BPC).

            No Centro de Cursos, criado para profissionalizar famílias da assistência social, foram realizados cursos de aproveitamento de alimentos, corte, costura e lingerie, derivados do leite, desossa de frango e peixe, conserva de doces, manutenção de tratores agrícola e manutenção de Pá Carregadeira. A previsão é que até dezembro outros quatro cursos sejam realizados.

            A Secretária também informou os legisladores que Alta Floresta foi o primeiro município a ser contemplado com o Pró-família do Governo do Estado e explicou que o programa conta com a parceria da Gestão Municipal no atendimento de 283 famílias.

            A reforma da frota de veículos e o investimento de R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais) na aquisição de materiais permanentes, como, por exemplo, computadores, mesas, cadeiras, armários, televisões, aparelhos de Ar Condicionado, além da centralização dos seis conselhos de direito em uma sala ampla, climatizada anexa ao Conselho Tutelar, bem como a retomada das capacitações continuadas de proteção básica, contribuíram segundo a secretária Luzmaia para a melhoria dos serviços realizados pelos profissionais.

            Entre as perspectivas para o próximo ano, Luzmaia Quixabeira destacou a garantia de R$ 2.800,000,00 (dois milhões e oitocentos mil reais) em emendas parlamentares que serão destinadas para reforma e ampliação do CRAS Casa da Família e do CREAS, e a construção de uma sede própria para o CRAS Conviver, que está funcionando em uma casa alugada. Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Assistência Social aguarda a liberação de recursos para a aquisição de microônibus.

            Sobre o serviço de proteção social especial, a secretária Luzmaia Quixabeira explicou que o município de Alta Floresta saiu na frente dos demais municípios mato-grossenses na preparação para a implantação do serviço de família acolhedora, capacitando uma equipe de profissionais. O serviço está em fase de cadastramento das famílias e capacitação de todos os membros. Foram aproximadamente 140 famílias interessadas que estão sedo acompanhadas e em breve sairá a relação dos casais cadastrados.

            Já os profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CREAS) desenvolveram o projeto de elevação da altoestima no Lar dos Idosos e realizaram aulas de violão e música para as crianças e adolescentes vitimas de abuso sexual. Também foi realizado semanalmente capacitações pela equipe de família acolhedora a todos os funcionários que trabalham com crianças e adolescentes.

            Outro dado informado aos vereadores foi o encaminhamento de 337 usuários do Lar Santa Isabel para suas cidades de origem, familiares ou emprego. Atualmente 18 usuários estão em acolhimento.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo