Brasil

07/01/2021 08:03 Poder360

Projetos de Guedes para destravar a economia empacam no Congresso

Contra a pandemia, listou 19 medidas Até agora, só 3 foram sancionadas

O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu no início da pandemia a aprovação de 19 propostas para “blindar” a economia contra o coronavírus. Só 3 foram sancionadas até o fim de 2020. É o que revela levantamento da Metapolítica, feito a pedido do Poder360.

Eis a lista de projetos aprovados:

  • Marco Legal do Saneamento 💧 – conjunto de regras que tratam da regulação do setor;
  • Lei de Falências ⚖️ – altera os procedimentos de falência e recuperação judicial;
  • Plano de equilíbrio fiscal 💰– repassa R$ 60 bilhões para Estados e municípios, além de vetar o reajuste do funcionalismo até dezembro de 2021.
  • COMISSÕES INOPERANTES ⏱️

  • A lista de reformas foi entregue aos presidentes Rodrigo Maia (Câmara) e Davi Alcolumbre (Senado). Os projetos precisam ser analisados pelos colegiados, hoje parados.

  • Na avaliação Jorge Ramos Mizael, cientista político e diretor da Metapolítica, eventual avanço depende da definição das novas presidências das Casas, a partir de fevereiro.

  • Na Câmara, há uma forte disputa entre os deputados Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). Lira se aproximou de Jair Bolsonaro ao longo de 2020 e é o favorito do Palácio do Planalto. Baleia é o nome apoiado por Maia.

    “Se o Arthur Lira for o eleito, ele tem condições de imprimir um ritmo mais forte para essas matérias do governo e do Paulo Guedes, em especial.”

    Na análise do cientista político, a PEC dos Fundos é a proposta que tem mais chance de ser votada em 1 curto prazo de tempo, de 6 meses.

    “Para analisar com mais de precisão a possibilidade de votação dessas matérias, seria interessante que a gente aguardar um pouco mais para saber como que será o perfil dos próximos presidentes. Isso, de forma bem clara, vai dizer qual o ritmo de votação o governo vai ter no Parlamento.”

    PAUTAS PARA 2021 🗃️

    Guedes estima que o país terá recuperação acima de 3% em 2021. Na avaliação do ministro, o governo está encontrando seu eixo político no Congresso e conseguira pautar as reformas em 2021.

    O Ministério da Economia fez uma lista das propostas que espera aprovar este ano. Leia abaixo:


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo