Brasil

16/06/2020 05:47 R7

EUA suspendem uso de cloroquina por ineficácia no tratamento da covid-19

A FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora de medicamentos nos EUA, suspendeu nesta segunda-feirta (15) o uso emergencial da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19.

Com base nas mais recentes evidências científicas, a agência determinou que os medicamentos não atendem aos "critérios legais" para a autorização de uso emergencial, pois é improvável que sejam eficazes contra a doença.

Em carta para Gary Disbrow, da Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico Avançado (Barda), Denise Hinton, cientista chefe da FDA, escreveu que "não é mais razoável acreditar que as formulações orais de hidroxicloroquina e cloroquina podem ser eficazes no tratamento da covid-19, nem é razoável acreditar que os benefícios conhecidos e potenciais desses produtos superem seus riscos conhecidos e potenciais".

A autorização de uso emergencial da FDA para hidroxicloroquina e cloroquina até então era restrita, aplicadas apenas a partir de medicamentos doados ao Estoque Nacional Estratégico dos EUA em pacientes com covid-19 hospitalizados.

Idas e vindas

No final de maio, a FDA chegou a permitir que as substâncias fossem distribuídas e prescritas por médicos a pacientes hospitalizados com covid-19. "Essa decisão foi baseada na avaliação dos critérios dos EUA e nas evidências científicas disponíveis no momento", escreveu , Stephen Hahn, comissário da agência.

"Continuamos a analisar os dados sobre hidroxicloroquina e cloroquina e faremos determinações futuras sobre esses produtos com base nas evidências disponíveis, incluindo estudos clínicos em andamento", completou.

A autorização de uso emergencial nos EUA facilitou a distribuição de comprimidos doados ao estoque nacional para pacientes com o novo coronavírus.

Na época, em entrevista ao canal CNN, Hahn reconheceu o clima político em torno da questão. No entanto, defendeu o manuseio da droga pela FDA: "Mantenho nossas decisões porque acho que estão enraizadas na ciência e nos dados e continuaremos a reavaliar".


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo