Brasil

04/05/2019 09:50 Agência Ansa

Papa nomeia cardeal brasileiro para maior assembleia de bispos da América

O papa Francisco nomeou neste sábado (4) o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal dom Cláudio Hummes, como relator-geral do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que será realizado entre 6 e 27 de outubro, no Vaticano.

Além disso, o  papa  indicou como secretários especiais o vigário apostólico de Puerto Maldonado (Peru), monsenhor David Martínez De Aguirre Guinea, e o subsecretário do departamento para migrantes e refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, padre Michael Czerny.

O Sínodo terá como tema "Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma economia integral" e reserva papel de destaque a dom Cláudio Hummes, que é presidente da Rede Eclesiástica Pan-Amazônica. O relator é o responsável por escrever o texto de conclusão da reunião, que pode servir de base para uma exortação apostólica do Pontífice.

A assembleia episcopal discutirá novos caminhos para a evangelização da Amazônia, a tutela de povos indígenas e formas de proteção do meio ambiente. A sustentabilidade ambiental é uma das bandeiras do pontificado de Francisco e tema de sua primeira encíclica, a "Louvado seja", que prega a criação de um novo modelo de desenvolvimento.

Recentemente, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, reconheceu que o governo Bolsonaro está "preocupado" com o Sínodo, afirmando que parte dos temas em pauta "afeta a soberania nacional". O papa ainda não comentou o assunto.

 


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo