Brasil

13/03/2018 09:29 Veja.com

Vendas no comércio voltam a subir em janeiro, diz IBGE

As vendas no comércio varejista subiram 0,9% em janeiro ante o mês anterior, após queda de 0,5% em dezembro. As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE nesta terça-feira. Em relação ao mesmo período do ano anterior, as vendas em janeiro subiram 3,2%, a décima alta consecutiva. Segundo a gerente da PMC, Isabella Nunes, a alta de janeiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior pode ser explicada pela melhora dos rendimentos da população e pela baixa inflação. “O aumento da massa de rendimentos reais e a redução sistemática dos preços na alimentação no domicílio foram os principais fatores para o desempenho positivo do setor”, disse a pesquisadora em nota.

O crescimento nesse tipo de comparação foi visto em 6 dos 8 setores acompanhados pela instituição. As principais altas foram registradas em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,5%) e móveis e eletrodomésticos (5,3%).

Na outra ponta, houve queda em combustíveis e lubrificantes (-4,0%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-7,3%).

No comércio varejista ampliado – categoria que considera os setores automotivo e construção – houve alta de 6,5, na comparação com janeiro do ano passado. “Esse comportamento ocorre, principalmente, devido ao desempenho positivo de veículos, motos, partes e peças, que com resultado interanual de 18,2% respondeu por 58,5% do total do varejo ampliado”, diz o IBGE.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo