Artigos

12/03/2021 07:14

A força do empreendedorismo feminino

Por Lélia Brun 

 

Estamos no mês da mulher e muito se fala em empoderamento feminino, termo este que pode ser definido por igualdade, liberdade, sororidade, representatividade e valorização no mercado de trabalho.  Neste sentido, a competência feminina no empreendedorismo e no mundo corporativo apresentou um crescimento, seja em nível de país ou, sobretudo, em Mato Grosso.   

 

Mas, antes é preciso destacar o papel da mulher na revolução tecnológica e inovadora. A seringa, instrumento com tamanha importância para a medicina, foi criado por uma mulher em 1899. Hoje, em meio a uma crise mundial causada pela pandemia da Covid-19, o instrumento faz parte de um processo que tem como propósito salvar vidas.   

 

Falando em pandemia, o Senai MT se tornou a maior fábrica de máscaras de Mato Grosso. Mais de 200 mulheres produziram 5 milhões de máscaras no período da pandemia. Uma corrente de solidariedade que ajudou a salvar vidas, gerou oportunidades, deu esperança para muitos mato-grossenses e contribuiu para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.   

 

Mesmo diante de números exitosos e da participação das mulheres de forma significativa e expressiva até os dias atuais, ainda existem diversos avanços a serem percorridos.   

 

Por isso, muito mais que apenas celebrar o mês de março, buscamos discutir o cenário real do empreendedorismo feminino no Estado. Tanto que, nesta semana, realizamos o evento “A mulher na gestão empresarial: Exigindo impulso no Brasil”, fruto de uma parceria da Fatec Senai MT com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Foi mais uma excelente oportunidade para analisar o cenário real do empreendedorismo feminino em Mato Grosso, com o objetivo de traçar ações para resolver os desafios e alavancar a força da mulher. 

 

Sabemos que as questões de gênero precisam sair das salas de conferências e entrar nas empresas, nos negócios, nas indústrias, nos gabinetes e, de fato, acontecer como estado e como lei. Recentemente aprovamos a Política de Equidade de Gênero e de Valorização da Diversidade no Senai MT. Isso reafirma o nosso compromisso permanente de contribuir para eliminação de todas as formas de desigualdade e descriminação no ambiente de trabalho e nas instituições que participam da nossa rede de relacionamentos. 

 

Para o Senai MT, a valorização da diversidade abrange o respeito a vida e a dignidade de todos os seres humanos, pautado nos pilares do comprometimento, transparência, comunicação, alinhamento, incentivo e competências. Ou seja, o lugar de mulher é onde ela quiser. Ocupando cargos de liderança; se destacando na ciência, inovação, política, tecnologia, indústria; tocando seus próprios negócios e movimentando a economia.   

 

Lélia Brun, é diretora regional do Senai MT e superintendente do Sesi MT 


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo