Artigos

19/12/2020 09:37

Web Summit 2020 abordou o futuro e tendências da sociedade

Por Natasha de Caiado Castro*, CEO da Wish International

O maior evento europeu que engloba tecnologia, inovação e atualidade, o Web Summit, com sede desde 2016 em Lisboa, capital portuguesa, chegou na 11º edição atipicamente de forma online - por conta da pandemia. Tal formato não interferiu em discussões importantes que reúnem o futuro e avanço da tecnologia na atualidade.
Com recorde de público este ano, a conferência reuniu 100 mil personalidades de mais de 150 países, dentre eles os maiores representantes de bigtechs como a Amazon, Facebook e Google e startups, inclusive do Brasil, como a Nubank e Quinto Andar - além de outros grandes ícones corporativos mundiais.
No evento, trago a notoriedade da maior atuação feminina na tecnologia desde os últimos anos. Em 2020, a convenção conquistou 47% do público feminino, o maior percentual de mulheres no universo digital. Nessa perspectiva, destaco a participação da ativista e Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai neste evento. Em seu discurso, a paquistanesa incentivou meninas e jovens mulheres a acreditarem em seu potencial para que no futuro se tornem o que desejarem, inclusive CEOs.
Em plataforma de videochamada, foi explorado no início de dezembro, o desenvolvimento da inteligência artificial além de outras tecnologias e o impacto na sociedade. Principalmente neste ano de pandemia, em que a tecnologia se tornou fundamental: tanto nos avanços para combater o novo vírus, como também no ambiente corporativo. Este engloba não só as demandas de trabalho como também o propósito das companhias frente à sociedade atual.
Covid 19 e tecnologia
Outro destaque global que marcou presença no evento foi o Diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS),Tedros Adhanom. Ele relatou brevemente a importância da tecnologia no combate ao vírus e no acesso aos diagnósticos, vacinas e terapias no menor tempo da história.
Ainda em relação aos avanços para conter o vírus, o CEO da FedEx, Paddy Cosgrave, abordou sobre a capacidade da transportadora realizar entregas em todo o mundo no menor tempo possível. Cosgrave comentou a possibilidade da companhia chegar no ponto mais longínquo do globo em apenas 48 horas. O feito evidencia que a inovação e tecnologia refletem na chegada da vacina em todo o mundo com maior rapidez, podendo salvar milhares de vidas.
Reunião que poderia ser um e-mail
Logo no início da pandemia, escritórios do mundo todo precisaram migrar simultaneamente para home-office, utilizando mais e-mails e videochamadas. E, obviamente, os sistemas não estavam preparados para suportar tanta demanda. Eric Yuan é CEO da plataforma Zoom e afirmou no evento que a companhia precisou se remodelar rapidamente por conta da alta procura.
Tanto que o próprio evento digital, Web Summit 2020, foi realizado por meio de plataforma de videoconferência.Nesse sentido, analiso que a pandemia mudou o formato dos negócios para sempre. O isolamento social mostrou de forma clara que, na maioria das vezes, não é necessário se deslocar fisicamente para reuniões de negócios, já que é possível realizar tal discussões por meio de e-mails, videoconferência e outros softwares de comunicação.
Avalio que, apenas no momento de experiências corporativas em grupo é necessário estar fisicamente presente. Desta forma, todos os problemas e alinhamentos que envolvam duas ou três pessoas podem ser feitos digitalmente, o que traz benefícios financeiros como a economia de investimentos em transporte e hospedagem, além de poupar tempo dos envolvidos.
Ainda expondo sobre hospedagens, a pandemia virou o segmento do turismo de cabeça para baixo. Durante o evento, a CEO do Booking.com, Gillian Tans, revelou que apesar do setor de turismo estará mais enfraquecido por conta da crise sanitária e econômica, há uma tendência de procura por destinos para se instalar e trabalhar em home-office. O que é uma novidade no turismo de negócios. Para ilustrar, trago o exemplo de Portugal, no qual há grande desejo de europeus se instalarem no país para trabalharem em casas portuguesas. O motivo é simples: por conta dos ambientes mais espaçosos, além do preço acessível. Dessa forma, a novidade revela Portugal como um grande centro de startups, já que o país revoluciona o modo de trabalhar e o turismo.
Por um bem maior
Além disso, esse ano de pandemia trouxe à tona tendências que antes não eram levantadas como prioridade nas companhias. Hoje, é primordial que enterprises busquem um propósito que atue no combate aos problemas sociais atualmente, um exemplo é o presente coronavírus.
O tema abordado na conferência digital reforça a importância do marketing de causas e o engajamento que empresas e famosos com influência global devem ter para atuarem em benefício da sociedade civil.
Prova disso é que durante o encontro digital, o ator Chris Evans, popular por interpretar o Capitão América nas telonas, abordou o seu site ‘Ponto de Partida’, no qual reúne projetos de políticos americanos - de ambos partidos- republicanos e democratas. O que permite que os cidadãos estadunidenses tenham maior conhecimento e saibam os anseios da política americana atual, de forma online e direta. Tal ação traz o maior poder para que a população molde o futuro do país.

Com todas as discussões abordadas acima, e tantas outras, durante os dois dias do evento, o Web Summit tem o potencial de transformar o futuro: já que abrange além de startups e bigtechs, toda a população. Sobretudo este ano, mais excepcional do que qualquer outro, durante a conferência foram compartilhadas grandes percepções de como utilizar a tecnologia e inovação para beneficiar a sociedade. Tais discussões são essenciais, pois aceleram os avanços tecnológicos, o que sem dúvida otimizam nossas vidas em diversos segmentos.

Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo