Artigos

31/01/2020 09:06

A PNL e o fim da auto-sabotagem

Beatriz Bruehmuelle

No dia-a-dia ouvimos muito a expressão “auto-sabotagem” referindo-se a dificuldades em realizar mudanças e adquirir novos hábitos. Mas afinal o que nos impede de ter os hábitos que desejamos? Fazer o que programamos?

Existem dois aspectos que nos fazem reagir de forma automática e movidos pelos registros e experiências gravados em nosso inconsciente que são as nossas emoções e crenças. Então, dependendo da qualidade delas, vamos muitas vezes “trabalhar” contra nós. Mas como é isso?

Somos um sistema mente-corpo-emoção. Um sistema conectado onde pensamentos geram nossas emoções e comportamentos. Mas não é só isso: nosso sistema de crenças influencia nossas emoções, pensamentos e comportamentos. Estamos nos referindo as crenças que temos sobre o mundo, sobre pessoas, fatos, e sobre nós mesmos.

Crenças são generalizações que criamos, em sua maioria inconscientes, logo, desconhecidas para nós, e agimos como se fossem verdades absolutas.

Temos crenças possibilitadoras que nos empoderam, nos impulsionam, dão um colorido especial a nossa vida, como por exemplo: sou vitoriosa (crença de identidade); todo evento tem um aprendizado (crença sobre fatos); as pessoas sempre fazem o melhor (crenças sobre pessoas).

Temos ainda crenças limitantes, aquelas que nos bloqueiam, nos colocam para baixo e impedem que expressemos o nosso pleno potencial: não vou conseguir; só faço besteira; sou estúpido; sou uma desastrada; eu sou burro; incapaz. O pior de tudo é que podemos tornar tudo isso verdade já que tais crenças funcionam como um comando para nosso sistema nervoso que apenas se limita a cumprir.

Um ponto muito importante: as emoções ditas negativas e as crenças limitantes ficam gravadas, impregnadas no sistema límbico, e são elas que vão dar origem aos nossos comportamentos sabotadores.

É possível mudar crenças? Transformar emoções e eventos? Sim, não nascemos com nossas crenças, elas são aprendidas, portanto podemos substituir as crenças limitantes por crenças que nos favoreçam; aprender a lidar com nossas emoções e estar no comando da nossa vida. E, também, dar novos significados a eventos traumáticos. Isto tudo é possível através da PNL-Programação Neurolinguística.

*Beatriz Bruehmuelle é psicóloga, meta-coach, trainer em PNL e Neurosemântica e escritora. E-mail: beatrizb.psi@gmail.com / www.beatrizbruehmueller.com.br


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo