Artigos

13/11/2019 09:05 Rose Domingues Reis Jornalista/Assessora

Experiência Agro nos EUA

Magali Carvalho

 

Mato Grosso é um celeiro do mundo, possui o maior rebanho bovino do país, com mais de 30 milhões de cabeças. Também é responsável por 26% da produção de grãos, sendo o maior produtor de milho, soja, girassol e algodão brasileiro. Frente a estes números, a necessidade de ter mão de obra especializada é fundamental.

 

Com o intuito de promover intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos, o programa Agro Experience é uma oportunidade única para explorar a oportunidade do agronegócio com produtores, especialistas e pesquisadores da Universidade de Illinois. Vão ser duas semanas, entre 11 e 25 de julho de 2020, ideal para combinar turismo de férias e estudos!

 

O nosso objetivo é justamente visitar fazendas, cooperativas, associações e centros de pesquisa, além de conhecer as mais eficientes técnicas agrícolas, como a agricultura de precisão e outras tecnologias que estão transformando o conceito de gestão de um dos setores mais importantes da economia mundial.

 

Tudo isso junto com o curso de inglês, com aulas focadas em terminologias do agronegócio. É importante destacar que especialistas fornecerão dados, estatísticas e informações sobre legislação e produção agrícola norte-americana. A programação conta com o acompanhamento de um engenheiro agrônomo brasileiro, para garantir o melhor aproveitamento do conteúdo.

 

Fundada em 1867, a Universidade de Illinois é a segunda mais antiga do estado e oferece mais de 250 cursos de graduação e pós-graduação para seus mais de 47 mil estudantes de 100 diferentes nacionalidades. Está a 225 km ao sul de Chicago e possui o 5º melhor programa de agricultura dos EUA.

 

O programa dispõe ainda de acomodações no campus universitário, por isso conta com biblioteca, cinema, galerias, academia, centros de lazer, centros poliesportivos e refeitórios, uma forma de conhecer um pouco melhor a estrutura educacional do país que é referência mundial.

 

Em um mercado cada vez mais competitivo, o intercâmbio é uma oportunidade de conhecer novas culturas e também turbinar o currículo, por isso, o número de brasileiros estudando no exterior atingiu o seu pico em 2017, com mais de 300 mil pessoas. Estados Unidos e Canadá são os países preferidos dos brasileiros.

 

Uma coisa é ter a informação, a outra é estar pessoalmente conhecendo as novas tecnologias e podendo interagir com especialistas da área. E o estado do Illinois, localizado na região Centro-Oeste do país, é hoje um dos maiores centros industriais e financeiros do mundo.

 

Mesmo tendo a agricultura como importante fonte de renda, o estado conseguiu se industrializar, transformando-se em um dos principais centros financeiros dos Estados Unidos, ou seja, temos muito que aprender com eles que são referência em turismo e a prestação de serviços de transportes. Chicago, por exemplo, é um dos centros ferroviários e aeroportuários mais movimentados do país.

 

Como já visitei 34 países e conheço diversos programas de intercâmbio, avalio essa experiência fundamental para os nossos agricultores e estudantes, que poderão ver in loco como fazer melhor e de forma mais produtiva, a partir de todas as técnicas de agricultura de precisão. Considerando que a janela de plantio nos Estados Unidos é bem mais curta, pois eles possuem invernos rigorosos, precisam plantar e colher dentro de um intervalo menor, exigindo mais eficiência.

 

O uso da tecnologia para planejar a produção agrícola, reduzir custos, aumentar a produtividade e diminuir os impactos ambientais é um dos pilares da agropecuária do futuro. É unanimidade entre os pesquisadores que este é um caminho sem volta para os produtores rurais, que precisam se adaptar à agricultura digital e inteligente, então, frente a tanta modernização, fica o convite: vamos participar do intercâmbio agro e ter acesso a um novo mundo de informações?

 

*Magali Carvalho, graduação em Marketing pela Unic, pós-graduação em Comércio Exterior pelo INPG de São Paulo, já visitou 34 países, diretora da Experimento Intercâmbio Cuiabá, cuiaba@experimento.com.br  


.............................................
Rose Domingues Reis
Jornalista - (65) 99955-3978
Cuiabá (MT)/Brasil

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo