Artigos

23/03/2018 08:58 Carlinhos Alves Corrêa

Cadeira de balanço

Quando falamos de pratos cuiabanos e inesquecíveis, já se enche a nossa boca de desejo e paladar inigualável. Das iguarias cuiabanas que vão em vastos cardápios, os destaques vão sempre de: farofa de banana, maria-isabel, mojica, ventrecha frita, pacu assado, revirado de carne picadinha ou moída que são o forte da gastronomia da terra das tradições. Na Baixada Cuiabana há mudanças em seus cardápios e o destaque vai para: pacu seco com arroz, paçoca de torresmo com banana verde, suã de porco ensopado com banana verde, pacupeva com abóbora madura, costelinha de porco com arroz, almôndega e linguiça encapada com ovos, e o destaque dos destaques: a farofa de banana com torresmo ou banana frita na banha de porco. Mas é bom lembrar as tradicionais festas de santo, a carne com arroz, paçoca, revirado, farofa de banana, que são pratos inesquecíveis nas celebrações do Divino Espírito Santo e São Benedito.

CUIABANOS MARCANTES

Estou me referindo a esta Cuiabá considerada terra-mãe que carrega nas lembranças cuiabanos marcantes, que fazem desta terra abençoada pelo Senhor Bom Jesus de Cuiabá um ponto de referência, desta nova safra de natos cuiabanos. Em todas as áreas profissionais há sempre referências de pessoas que defendem, preservam a nossa cultura e não têm medo de dizer “sou cuiabano!”. Sob os olhares do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, veja alguns cuiabanos marcantes que são a cara da cidade: Otaviano Affi Costa, Prof. Doutor Fernando Tadeu de Miranda Borges, Dr. Gabriel Novis Neves, Leila Ayoub Malouf, Jean Biancardini, prof. Benedito Pedro Dorileo, Lurdinha de Oliveira Nigro, Nilson Arruda (Baico), Roberto França, Domingas Leonor da Silva (Flor Ribeirinha), Moisés Martins, Zuleica Arruda, Ana Rafaela Oliveira (cantora), Nilza Pinto de Queiroz, Delis Ortiz, Carlina Maria Rabello Leite, entre outras almas cuiabanas. Assim, creio que vale a pena ressaltar esses nomes que registram na memória algo da nossa referência que os jovens de hoje desconhecem.

CASAL ILUSTRE

O casal Carlos Fávaro e Claudinéia Vendramini Fávaro foi tocado pelo dom da simpatia em terra cuiabana, banhada pela bênção do nosso Padroeiro Senhor Bom Jesus de Cuiabá. As aparições do casal ilustre nos momentos vividos na terra das tradições são dignas de elogios; com carisma e humildade, eles deixam a sua marca do bem. A senhora Claudinéia Fávaro é sempre uma presença obrigatória nas causas da fé, do assistencialismo, sempre disposta a compartilhar com todos que solicitam o seu leal apoio. Se todos que aportassem em Cuiabá tivessem um coração de alma cuiabana, dessas pessoas que amam a cidade, como o casal Claudinéia e Carlos Fávaro, seriam verdadeiros exemplos de cuiabanos de coração.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo