Artigos

06/01/2018 10:50

Inclusão Étnico-racial na Educação Infantil

Introdução:  O Presente artigo discute a importância de abordar relações étnico-raciais na educação infantil; buscando inserir ainda na infância o conhecimento e vivencias na prática sobre o assunto. Visando desenvolver nas crianças uma socialização que influencie positivamente em uma formação mais humanizada e respeitosa, construindo logo nos primeiros anos de vida opiniões abertas ao novo e a diversidade, e consequentemente promovendo a admiração e principalmente o respeito ao próximo.

Objetivo: Despertar o interesse e o respeito das crianças pela diversidade racial e cultural, promovendo a convivência, a troca de experiências e a socialização entre todos nas mais diversas situações.

Buscando formar cidadãos conscientes e comprometidos em valorizar e respeitar a diversidade racial e cultural.

Metodologia: Foram desenvolvidos pela professora no decorrer do ano letivo várias atividades, através de histórias, contos, ilustrações, brincadeiras, músicas, apresentações teatrais, recorte e colagem; nesse sentido destacou como ponto chave da metodologia a leitura do livro e apresentação do curta metragem “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado, e do livro “A Bonequinha Preta”, de Alaide Lisboa De Oliveira. Buscando despertar apreço e respeito pela diversidade.

 

Resultados e Discussões: Com o desenvolvimento dessa metodologia pode se dizer que iniciar desde cedo a reflexão e o conhecimento sobre a inclusão étnico-racial influencia positivamente na formação e na aprendizagem da criança, pois vai aguçando e desenvolvendo no mesmo a valorização e respeito pelas diversas etnias.

Destaca-se então que nesse estudo a relevância de proporcionar esse primeiro contato com a diversidade e inclusão étnico-racial na educação infantil, trás contribuições significativas para a sociedade e gerações futuras.

 

Considerações Finais: Enfim, com esse estudo foi possível perceber e expor a importância de apresentar aos pequenos um tema tão importante para a sociedade nos dias atuais, como a inclusão étnico-racial, pois trás benefícios para o desenvolvimento, aprendizagem e formação geral da criança; também é possível dizer que escola, e principalmente o professor tem papel relevante como mediador.

Por: Angela Maria Dos Santos Assunção

Nilvani Silva De Souza Sabino

Samanta De Moraes Da Silva

Queila Dos Santos Barros


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo