Agronegócios

25/03/2021 11:42

MT deve ter boa produtividade de arroz

A safra de arroz de Mato Grosso deve ser ainda maior do que a projetada. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou os dados em seu novo levantamento. No início do ano, quando o Estado ainda estava plantando o cereal, a estimativa era de um aumento de 0,9% na produção, em relação à safra passada. Agora, com o início da colheita, já se projeta uma safra de 415 mil toneladas, um crescimento de 2,6% em relação à temporada anterior.

Entre o boletim divulgado no início do ano e o divulgado este mês, a Conab também diminuiu a previsão de área plantada, de 123 mil para 121 mil hectares. Caso a área seja mantida, representará um aumento de 2% em relação à safra 2019/2020. 

A Conab projeta maior produtividade, o que explica maior produção mesmo com área menor. Em relação à safra passada deve passar de 3.410 para 3.431 kg/ha, 0,6% a mais. “A cultura tem apresentado bom desenvolvimento, e o produto colhido apresenta ótima qualidade, apesar de a umidade do grão estar, para estas primeiras áreas, superior a 20%, um pouco acima do ideal. A expectativa é que excelente rendimento médio seja obtido para esta safra devido aos melhores pacotes tecnológicos empregados e também ao regime favorável de chuvas”, cita o relatório.

O Estado planta tanto arroz de sequeiro quanto irrigado. No sequeiro está a grande maioria com 112,6 mil hectares e produção esperada de 389 mil toneladas. Já no irrigado são 8,5 mil hectares e produção de 26 mil toneladas. A produção com irrigação ampliou a área e produção em 32%.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo