Agronegócios

Vacinação - Brucelose 02/09/2019 17:29

Acrimat participa de vacinação de reforço contra a brucelose

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) participa nesta quarta-feira (04.09) de evento de reforço da vacinação contra a brucelose com a vacina RB 51, usada como complemento no combate, controle e prevenção à doença. A ação ocorrerá na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, a partir das 13h30.

A vacina é utilizada em casos específicos. “Os pecuaristas continuam a ter a obrigação de utilizar a B19 em fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade, e terão agora a RB 51 como um reforço no combate à Brucelose”, diz o diretor técnico da Acrimat, Francisco Manzi.

A vacinação das  fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses de idade continua obrigatória e o produtor pode optar por utilizar a B19 ou a RB 51 mas  “Recomendamos aos pecuaristas que fiquem atentos ao trabalho que iremos realizar na Embrapa, e que adotem essa vacinação de reforço, pois para conseguirmos erradicar o quanto antes essa doença em nosso estado recomendamos essa vacinação estratégica”, destaca Chico Manzi, responsável técnico da Acrimat que é membro do grupo gestor do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PCEBT).

O uso da vacina RB 51 somente será proibida em fêmeas gestantes e bovinos machos de qualquer idade e fêmeas com até 8 meses. Para declarar a vacinação é preciso apresentar o atestado de vacinação, emitido pelo médico veterinário cadastrado, e nota fiscal de compra da vacina.

A chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Janice Elena Ioris Barddal e o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT), Tadeu Mocelin, irão representar suas respectivas instituições no evento. Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), e Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa-MT) também encaminharão representantes para participar da ação.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo