Agronegócios

frigorifico 20/08/2019 07:13 Cláudia Santos / MINUTOMT

Região Sudeste do estado vai receber frigorifico de abate de peixes

A região Sudeste do estado vai receber um novo empreendimento, mas precisamente no município de Pedra Preta, com a confirmação da instalação dessa nova indústria de produção de carne de peixe, o município que já opera uma planta frigorífica do grupo JBS, assume agora uma posição importante na economia de Mato Grosso, consolidando como pólo regional na produção de carne.

Após a liberação pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA- MT) – Unidade Desconcentrada de Rondonópolis (MT) das Licenças Prévia e a de Instalação do frigorifico de abate de peixes, o município deve iniciar os tramites legais para a licitação das obras do novo empreendimento.

 

Para o Diretor da Unidade Desconcentrada da Sema em Rondonópolis e Engenheiro Civil, José Olavo Pio, todas as medidas foram tomadas para que o meio ambiente não sofra nenhum impacto com o a instalação da indústria.

 
 

“Todos os estudos e análises de impacto ambiental da região foram ponderados, desde o básico que é o estudo do solo até o mais complexo, como os impactos das áreas ao redor da construção, todas os cuidados hidrológicos, geológicos e sanitários foram analisados, cumprindo todas as exigências legais para posterior liberação das licenças”, pontuou o Diretor da SEMA.

O desenvolvimento do projeto Estrutural, Ambiental, Industrial e de Irrigação foram feitos através de parceria desenvolvida entre a gestão municipal de Pedra Preta e a Associação dos Municípios de Mato Grosso – AMM.

Para o Prefeito de Pedra Preta Juvenal Pereira Brito, o Ná (MDB), o empreendimento será muito importante para o desenvolvimento industrial do município, visto que Pedra Preta possui 11 assentamentos, destes, 4 possuem características bastante favoráveis para iniciar a produção de peixes.

Segundo o gestor municipal, os produtores que tiverem interesse em iniciar a produção de pescado, a prefeitura em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer pretendem capacitar e orientar os novos empreendedores, no sentido de melhorar sua infraestrutura, facilitando o desenvolvimento da piscicultura.

O prefeito anunciou que pretende anunciar o mais breve possível o primeiro Distrito Industrial do município, ação que vai fomentar a instalação de outras indústrias em Pedra Preta, potencializando a geração de empregos, alavancando a economia da região.

NÚMEROS DO EMPREENDIMENTO

EMPREGOS – Inicialmente haverá a geração de 100 empregos diretos e indiretos.

PRINCIPAIS PRODUTOS – Serão produzidos três produtos, o Peixe Inteiro Congelado, Filetes Congelados e Postas Congeladas.

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO – O frigorifico terá capacidade de processar 1000 quilos de pescado por dia.

LOCALIZAÇÃO E DIMENSÃO DA FÁBRICA – O empreendimento será construído na BR 364 KM 178. Serão 340 m2, contemplando a área administrativa e de operação.

PRÓXIMAS ETAPAS

A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira responsável pela liberação dos recursos federais, fruto do trabalho do senador Wellington Fagundes (PL – MT), o banco já recebeu a documentação da SEMA, de posse do projeto e das licenças, o próximo passo é a liberação do projeto para o município licitar as obras.

Caso todos os prazos sejam cumpridos, logo após o término das obras, a SEMA volta a cena para vistoriar e emitir a Licença de Operação, estando em conformidade com todas as normas legais, a indústria está apta a iniciar a produção.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo