Agronegócios

25/05/2016 10:25

Corpo de Bombeiros interdita Parque de Exposições em Alta Floresta

O primeiro dia da Expoalta 2016 foi marcado por um fato inusitado. O parque de exposições foi interditado pelo Corpo de Bombeiros devido à identificação de irregularidades no interior do espaço onde é realizado o evento.

A vistoria começou no início da noite e até as 21 horas o público não tinha adentrado ao parque de exposições, fato que ocorreu mesmo sem a autorização do Corpo de Bombeiros.

Entre os itens a serem solucionados pelo Sindicato Rural, estão a colocação de iluminação de emergência no espaço do rodeio e shows, espaçamento entre os degraus das arquibancadas (que foram interditadas), rota de fuga.

“Não consta a iluminação de toda a rota de fuga do evento, caso falte energia durante o evento, de saída de 

Entre os itens a serem solucionados pelo Sindicato Rural, estão a colocação de iluminação de emergência no espaço do rodeio e shows, espaçamento entre os degraus das arquibancadas (que foram interditadas), rota de fuga.

“Não consta a iluminação de toda a rota de fuga do evento, caso falte energia durante o evento, de saída de 

emergência para que todo o público saia da Expoalta em segurança, isso ainda não foi sanado, tem alguns extintores que também estavam irregulares”, disse Major Tarciana, comandante regional do Corpo de Bombeiros.

Após a constatação das irregularidades, houve uma reunião no escritório do parque de exposições, onde os autos de infração foram lavrados. Conforme o Corpo de Bombeiros, apesar da interdição de todo o parque, houve a assinatura de um TAC, onde o Sindicato assumiu a responsabilidade pela presença do público no interior do evento.

As autoridades constituídas do município serão comunicadas sobre o fato. Uma nova vistoria deve ser realizada hoje, quarta-feira (25).

Vistoria questionada

Houve questionamento por parte dos organizadores e também do público que aguardava ao lado de fora do parque o porquê da vistoria ser realizada momentos antes do início da festa.

De acordo com Major Tarciana o projeto apresentado pelo sindicato ainda não estava aprovado. “Porque o projeto ainda não estava aprovado, as documentações ainda não haviam sido enviadas para nós, todo evento temporário, que não seja de risco mínimo, ele precisa ser contratado um engenheiro, que é cadastrado, credenciado junto ao Corpo de Bombeiros, este pode fazer o projeto de proteção, feito isso ele será protocolado e será analisado, se não estiver de acordo com a legislação, a gente vai emitir relatório de não conformidade a serem corrigidos, então foi feito todo este tramite e até o horário de vir aqui ele não havia sido aprovado”, destacou.

Outro lado

Procurado para falar a respeito da interdição do parque de exposições, o Sindicato Rural, por meio do produtor e membro da diretoria Chico Gamba, destacou que o projeto foi entregue, mas que devido a mudanças nas exigências, houve o impasse, mas que os mesmos serão sanados.

“Houve mudanças em relação a eventos passados, mas dos problemas que foram apontados aqui, cerca de 70 a 80% já foram sanados e foi visto o que esta faltando e amanhã (quarta) até ao meio dia com certeza, a população pode ficar tranquila que o evento vai acontecer, são coisas simples para a gente resolver, a vistoria foi feita hoje e não houve tempo hábil para a gente resolver”, disse.

O sindicato justifica que buscou cumprir a correção das irregularidades, mas que infelizmente devido ao curto espaço de tempo não conseguiu concluir todos os requisitos.

Público

Apesar da situação a abertura da festa contou com um grande público. Devido aos portões fechados até o final da vistoria, houve aglomeração e principio de tumulto nos portões principais.

Muitos ficaram mais de duas horas e meia esperando para entrar no parque de exposições. Houve a pressão por parte do público, que forçou a entrada e passou a ocupar o parque, apesar de sua interdição.

Fonte: Clay Jr. - Notícia Exata

 


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo